Viajar com animais ansiosos é totalmente possível, mas é preciso adaptar estes animais ansiosos em uma viagem internacional e exige uma preparação muito maior do que animais que tem uma personalidade mais tranquila.
Além da documentação necessária exigida pelas companhias aéreas para a entrada em outros territórios, se você estiver planejando uma viagem com animais ansiosos de avião, é preciso redobrar os cuidados.
Embora alguns animais aparentem estar preparados, eles podem sofrer muito em uma viagem longa, independente se ele viajará na cabine ou no porão do avião.
Além disso, se o animal estiver muito agitado ou desconfortável com a situação, ele pode ser impedido de embarcar mesmo com toda documentação correta.
Agora, se você deseja saber como preparar seu cão ou gato para uma viagem internacional, continue lendo este artigo que a PETFriendly Turismo preparou para você!
A adaptação para viajar com animais ansiosos no avião
Assim como os seres humanos, o animal também tem a sua personalidade e características únicas.
Entretanto, alguns pets apresentam certa dificuldade de lidar com situações que fujam da sua rotina, ainda mais, se o tutor não adaptar animais ansiosos em uma viagem internacional.
Assim, um animal que é muito ansioso ou não consegue ficar distante de seu tutor pode ser impedido de viajar no avião se estiver extremamente agitado.
Isso ocorre para zelar pelo bem estar do animal e que ele não tenha nenhuma crise emocional ou fique se debatendo durante o trajeto no avião e se machuque.
Por outro lado, é possível treinar e acostumar o animal com situações diferentes do seu dia a dia para que ela consiga ter uma viagem segura e tranquila.
Tudo isso para garantir que o animal de estimação tenha uma boa experiência durante o trajeto e não fique doente.
O que você deve considerar antes de viajar com o Pet ansioso no avião?
Algumas atitudes e precauções devem ser tomadas antes de fazer uma viagem de avião com animais ansiosos.
Um passo muito importante é planejar a viagem com bastante antecedência, para que o tutor e o animal tenham tempo para efetuar as etapas de adaptação.
Nunca obrigue o animal a entrar na caixa de transporte ou realizar alguma atividade que não esteja confortável, pois desta maneira o pet pode ficar traumatizado.
Pensando nisso, outros pontos muito importantes devem ser levados em consideração como, o tempo de duração da viagem, trecho, rota, escala, horário, companhia aérea.
Desta maneira, será possível traçar e planejar as melhores opções para cada tipo de animal de estimação.
Principais dicas para adaptar animais ansiosos em uma viagem internacional
Confira nossas dicas a seguir que o PET consiga realizar uma viagem tranquila e sem maiores surpresas:
1. Adaptação na Caixa de Transporte
A única maneira de um animal viajar no avião sem necessitar de uma caixa de transporte é como animal de apoio emocional ou cão guia.
E cada vez mais as companhias aéreas estão dificultando esta modalidade de transporte, então na grande maioria dos casos o animal precisará de uma “kennel” para realizar a viagem.
Portanto, animais ansiosos tendem a ter maior dificuldade em se adaptar nas caixas de transporte, devido a sua personalidade.
Então, o ideal em uma viagem com PET é ter bastante tempo para se programar e realizar a adaptação do animal.
O animal não pode ser forçado a entrar na caixa, pois desta maneira criará uma barreira e dificilmente ficará confortável no interior da “kennel”.
Uma valiosa dica é colocar alimentos diferenciados e saborosos no interior da caixa, retirando a porta da mesma, para que o animal tenha a sensação de liberdade, sentindo que pode entrar e sair quando bem entender.
Outra dica importante é colocar a coberta e brinquedos que já são do animal no interior da caixa de transporte para criar o vínculo de lar e assim o animal ter a confiança necessária para ficar por vontade própria.
Uma maneira de criar uma sensação agradável para o pet na caixa de transporte é deixar alguma peça de roupa do tutor no interior da mesma, para transmitir a segurança para o animal.
2. Primeiras experiências na Caixa de Transporte
É muito indicado realizar trajetos de carro com curta duração nas primeiras experiências do animal com a caixa de transporte.
Desta maneira, o animal começará a entender que ele ficará no interior da kennel apenas por um tempo determinado e assim terá confiança suficiente para realizar a viagem.
3. Deixar o animal com parentes/amigos de confiança para se acostumar com a ausência do tutor
Animais de estimação ansiosos tendem a ter um vínculo afetivo muito forte com seus tutores e na ausência deles podem ficar muito estressados.
Então uma maneira de desbloquear essa necessidade da presença do tutor junto ao animal, é em alguns momentos o animal passar o dia na casa de outra pessoa de confiança.
Assim, aos poucos o animal vai a criar confiança em outros seres humanos, facilitando muito no momento de embarque e desembarque, e durante todo o trajeto.
4. Florais de Bach para adaptar animais ansiosos em uma viagem internacional
Esta pode ser uma opção interessante para ajudar animais ansiosos a realizar uma viagem de longa duração.
Este é um método indolor para o animal, mas que sua eficácia pode variar de animal para animal.
5. Medicamentos Homeopáticos para animais ansiosos
A homeopatia para animais de estimação vem despertando a atenção de muitos tutores que precisam equilibrar a vida dos seus filhos de 4 patas.
Esta é uma das técnicas da Medicina complementar que atua de maneira não invasiva e natural.
Dessa forma, recomendamos uma conversa com o veterinário de confiança do animal para a manipulação deste tipo de “medicamento”.
6. Tornar a vida do animal ativa ajuda a adaptar animais ansiosos em uma viagem internacional
Caso o PET não tenha o costume de passear e interagir com outros animais, a experiência de uma viagem de avião é uma ótima oportunidade para criar este hábito no animal.
Desta maneira, o animal gastará sua energia e terá experiências externas ao seu ambiente, assim, terá maior facilidade de lidar com as situações de uma viagem.
No dia do voo, é muito indicado fazer caminhadas longas para que dessa maneira o animal utilize o tempo de voo para descansar e não fique tão agitado.
7. Nunca administrar medicamentos para acalmar o animal
Esta é uma das primeiras opções que passam na cabeça de um tutor com um animal ansioso que está com viagem programada.
Porém, além de ser proibido, a medicação pré voo no animal pode trazer consequências drásticas para a vida do animal, podendo levar o mesmo a óbito.
Além disso, se a companhia aérea desconfiar que o animal esteja “dopado” o mesmo será impedido de embarcar.
8. Realizar banho e tosa no animal
Uma dica importante para facilitar a viagem de avião do animal ansioso, é levar o animal um dia antes ao PET SHOP.
Desta maneira, o animal terá a sensação agradável de estar limpo e confortável, auxiliando e tornando a viagem menos estressante para o PET.
Como garantir uma viagem segura para o animal ansioso?
Levar o seu animal de estimação no médico veterinário para realização de exames e um check up geral.
Assim, o tutor está assegurando e validando a saúde do animal para realizar uma viagem sem nenhum empecilho.
O sucesso de uma viagem de avião com animais de estimação está totalmente atrelada a adaptação do animal na caixa de transporte e seu estado de saúde.
Agora, se você deseja tirar dúvidas sobre como viajar com seu animal ansioso ou precisa contratar uma transportadora, entre em contato com um dos profissionais da PETFriendly Turismo.
Você deve estar logado para publicar um comentário.