Para viajar com seu cachorro ou gato para a Argentina existem algumas etapas que devem ser levadas em consideração. Explicaremos tudo neste artigo!
Desta forma, o Governo brasileiro enfatiza, as viagens internacionais com animais de estimação exigem o Certificado Veterinário Internacional (CVI). E caso qualquer requisito não seja cumprido, você enfrentará problemas para viajar.
Portanto, algumas dicas podem garantir que o seu passeio ou mudança de país com o seu pet seja um sucesso e aconteça de modo que não haja nenhum empecilho.
Por isso, a PETFriendly Turismo preparou este artigo para mostrar como viajar com cachorro ou gato para a Argentina.
Aqui nós explicaremos com detalhes sobre as principais regras e exigências que o seu filho de 4 patas deve seguir.
Formas de viajar com cachorro ou gato para a Argentina.
Entretanto, existem algumas formas de transporte aéreo para o PET com destino a Argentina, são diversos pontos que englobam a viagem e que devem ser analisados para chegar no formato ideal:
1. PET na Cabine
Algumas Companhias Aéreas permitem o transporte de pets na cabine, porém, é necessário atender as regras impostas pelas mesmas, limite de peso, tamanho e que tenham o mínimo de quatro meses.
Os animais viajam dentro da bolsa/kennel higienizado e sob o banco à sua frente.
Contudo, a limitação de peso varia de acordo com cada cia aérea, ficando em torno de 7kg a 10kg (peso do pet + peso da caixa).
2. Excesso de Bagagem
No caso do peso total do cachorro ou gato + bolsa ultrapassar o limite estipulado pela cia, é necessário viajar no porão da aeronave.
Normalmente as companhias aéreas realizam o transporte de pets com até 45kg e exigem que a caixa de transporte tenha até 115cm de altura e 300cm de lineares (soma de altura + largura + comprimento).
Além disso, o material da caixa deverá ser plástico, metal ou madeira e com a grade obrigatoriamente de metal conforme as regras e especificações da IATA (Internacional Air Transport Association).
3. Carga Viva
O serviço de Carga Viva é para animais que viajam sozinho, ou seja, não está atrelado a passagem aérea do seu tutor.
Todo trâmite é realizado por um despachante aduaneiro especializado, aqui na PETFriendly Turismo nós cuidamos desse processo para você.
O pet viaja em uma caixa de transporte na qual devem cumprir as regras da IATA (Órgão regulado de transporte aéreo) e ser totalmente rígida, com aberturas para circulação de ar e no tamanho adequado para a raça do seu animal.
4. Assistência Emocional
Animais que são considerados ESAN (Assistência Emocional) são pets que fazem parte do tratamento de doenças psíquicas e crônicas e que melhoram a qualidade de vida do tutor.
Porém, houve alteração nas regras para esse tipo de serviço, agora, as cias não estão mais realizando essa forma de embarque desde FEV/2021.
Mas, se você pretende viajar para a Argentina com seu animal de assistência emocional, entre em contato conosco, vamos entender seu caso e pensar quais soluções poderão te ajudar.
5. Via terrestre
Viagens de carro também exigem formas e cuidados especiais para deixar o seu pet tranquilo durante todo o trecho.
A princípio, é extremamente perigoso viajar com seu animal solto dentro do veículo, além de ser proibido pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro).
O art. 252 do CTB informa que é proibido dirigir o veículo transportando pessoas, animais ou volume à esquerda do condutor, entre seus braços ou suas pernas.
Desta forma, é indispensável traçar a rota e avaliar a duração de todo o trajeto, locais de parada e se preciso, hospedagem para descanso tanto do condutor do veículo como do seu pet.
Por fim, ao contrário do que muitos tutores acreditam, entrar com seu cachorro ou gato em outro país de carro, também se faz necessário cumprir todas as exigências sanitárias.
O descumprimento de alguma etapa sanitária pode ocasionar na proibição da entrada do seu pet no destino final.
Logo, qualquer dúvida sobre esses procedimentos, conte com a PETFriendly, nós podemos te ajudar.
Viajar com cachorro ou gato para a Argentina exige no mínimo dois meses de preparação.
Você que está pensando em viajar com seu cachorro ou gato para a Argentina, é necessário se programar, pois, todo processo pode levar cerca de 60 dias.
Lembrando que o processo para viajar com seu animal é delicado e exige muita atenção.
Agora, a PETFriendly Turismo te mostrará quais exigências sanitárias são necessárias para viajar com seu animalzinho para a Argentina (forma cronológica).
MICROCHIP
A Argentina não exige a aplicação do Microchip, porém é altamente recomendado pois, é a melhor forma de identificação do animal de estimação.
O Microchip deve seguir os padrões da ISO 11784 ou 11785 e ter o certificado contendo todas as informações do pet. Este certificado deve ser preenchido corretamente e conter assinatura do veterinário (caneta azul e carimbado).
VACINA DA RAIVA
Após a implantação do microchip, o tutor deve levar o pet ao veterinário para realizar a vacinação antirrábica.
Vale retificar que apenas vacinas importadas são aceitas! Vacinas aplicadas em campanhas de vacinação (Prefeitura) e vacinas nacionais não serão reconhecidas/aceitas.
VERMÍFUGO E ANTIPULGAS
A Argentina exige que seu animal de estimação deverá ser tratado contra parasitas internos e externos dentro de 15 dias antes do dia da viagem.
No entanto, não é qualquer remédio que funciona, o tutor e o veterinário responsável deverão se atentar aos medicamentos escolhidos.
ATESTADO DE SAÚDE VETERINÁRIO
Para realizar a assinatura do Atestado de Saúde Veterinário, o tutor deverá comparecer ao veterinário responsável por cuidar do seu cachorro ou gato.
Bem como, esse documento deverá ser preenchido com no máximo 10 dias de antecedência do desembarque no destino final, Argentina.
Enfim, este atestado será disponibilizado no site do Ministério para emissão do CVI.
Assim, isto significa que o documento será protocolado com o processo e conterá a numeração referente a tal.
Nenhum outro arquivo poderá ser utilizado a não ser o disponibilizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
CERTIFICADO VETERINÁRIO INTERNACIONAL
No entanto, com toda documentação acima em mãos o tutor deverá agendar no Vigiagro a emissão do CVI.
A emissão desse documento é realizada de forma online no site do MAPA.
Existe restrição de raças para entrar na Argentina?
Não existe proibição de nenhum tipo de raça para entrar na Argentina.
Viajar com cachorro e gato para a Argentina é um processo fácil?
Viajar com animais de estimação exige muita atenção e cuidados especiais, porém, tudo pode ficar mais fácil se você contar com a nossa equipe especializada para realizar todo o processo para você e seu filho de 4 patas.
Desta forma, nossa equipe sempre estará disposta a te ajudar para que a viagem ocorra da melhor forma possível.
Afinal, toda equipe tem como propósito realizar o seu sonho de viajar com seu pet e evitar qualquer tipo de dor de cabeça.
Nossa maior motivação é o sorriso no rosto dos tutores e a saúde e bem estar do animal.
Você deve estar logado para publicar um comentário.