Viajar com animais Braquicefálicos (focinho curto) de avião é totalmente possível, porém as regras e exigências são diferentes, por isso, a atenção deve ser dobrada.
Além da documentação necessária exigida pelas companhias aéreas para a entrada em outros territórios, se você estiver planejando uma viagem com animais de focinho curto não esqueça que as regras para estas raças são bem mais complexas.
Sobretudo, não são todas as companhias aéreas que efetuam o transporte de animais braquicefálicos e também não são todas as rotas em que eles são aceitos.
Além disso, o horário de viagem no avião com animais de focinho curto também é diferente.
Agora, se você deseja saber como viajar tranquilamente com seu PET braquicefálico, continue lendo este artigo que a PETFriendly Turismo preparou para você!
Qual a diferença de um animal Braquicefálico?
Devido a anatomia do seu crânio, de formato “achatado” em temperaturas extremas, seja calor ou frio, podem apresentar algumas dificuldades respiratórias.
Ou seja, além do maxilar, estes animais possuem as narinas menores, o que dificulta a entrada e saída do ar e faz com que esses animais tenham regras específicas para o embarque em aeronaves.
Entretanto, com alguns cuidados extras é totalmente possível que o animal de focinho curto consiga embarcar e chegar ao destino sem maiores problemas.
Abaixo algumas raças de cães e gatos com focinho curto que possuem restrições ou regras diferentes para o embarque no avião:
Cães:
Buldogue;
Pug;
Shih tzu;
Lhasa Apso;
Shar-Pei;
Maltês;
Boston Terrier;
Dogue de Bordeaux;
Pequinês;
Cavalier King Charles Spaniel;
Boxer.
Gatos:
Gato Persa;
Gato Birmanês;
Gato Himalaio.
Todos eles possuem o crânio com formato achatado e por isso exigem uma maior atenção para que o embarque e desembarque seja um sucesso.
Nesse sentido, tudo isso para garantir que o seu animal tenha uma boa experiência durante o voo e não apresente nenhuma complicação respiratória.
O que você deve considerar antes de viajar com um PET de Focinho Curto?
Algumas atitudes e precauções devem ser tomadas antes de fazer uma viagem de avião com seu pet braquicefálico.
O primeiro passo é verificar se o país de destino aceita o transporte aéreo da raça do animal, para assim, verificar as melhores companhias e rotas.
Ainda mais, a saúde e bem estar do animal tem que ser levada em consideração, e no caso de animais idosos ou com comorbidades, a viagem deve ser autorizada pelo veterinário responsável do animal.
Formas de viajar de avião com animais Braquicefálicos?
Para os animais de focinho curto as companhias aéreas não permitem o embarque como Excesso de bagagem, porém é possível o embarque como Carga Viva, na Cabine ou Assistência Emocional.
Cada tipo de embarque e companhia aérea possui uma regra específica que deve ser seguida à risca para que o pet consiga viajar tranquilamente.
1. PET na Cabine
O serviço de Pet na Cabine do avião para cachorros ou gatos variam entre 7kg a 10kg, isso o animal mais a caixa de transporte.
Existe a variação entre as companhias aéreas sobre a idade mínima para o transporte de animais na cabine, entre 2 a 4 meses, dependendo do destino ou trecho.
Em voos nacionais, as principais companhias que realizar o transporte de pets na cabine são a Latam, Gol e Azul.
Em viagens para outros países deve ser levado em consideração todos os trechos e rotas até a chegada no destino final, para ter certeza de que o pet será aceito na cabine.
Já nos voos internacionais as principais companhias aéreas que realizam o serviço de transporte de pet na cabine são a United, Delta, Air France e TAP.
2. Carga Viva
Para garantir o bem estar do seu pet durante a viagem invista em uma caixa de transporte adequada e de alta qualidade.
Além disso, animais de focinho curto, tem exigências diferentes na questão das dimensões da caixa para o transporte aéreo.
A caixa de transporte deve ter maior comprimento e largura, do que um animal do mesmo tamanho e peso, que não seja braquicefálico.
Isso devido ao formato do seu crânio que dificulta a respiração do animal, por isso, uma caixa maior facilitará a vida do animal e o mesmo terá sucesso na viagem.
A principal companhia aérea que efetua o transporte de Carga Viva Internacional é a Lufthansa, e já ganhou diversos prêmios neste segmento de transporte de animais.
É necessário contratar o serviço de um despachante aduaneiro para realizar este tipo de serviço, como a PETFriendly Turismo.
3. Animais de Assistência Emocional
Animais de Assistência Emocional são aceitos em algumas rotas e destinos específicos, assim, não são todas as companhias aéreas que realizam este serviço.
Dessa forma, este tipo de transporte é aceito somente para as Américas e Europa, nos demais continentes animais de assistência emocional não são reconhecidos.
No caso de interesse sobre este tipo de serviço, entre em contato com a PETFriendly Turismo.
Mito sobre o Transporte de Animais Braquicefálicos no porão do avião
Caso o tutor procure na internet informações sobre o transporte aéreo de animais de focinho curto é possível encontrar algumas que dizem que o animal veio a óbito por ser braquicefálico.
Isto é uma das grandes mentiras da aviação PET, pois são diversos fatores que podem ocasionar o falecimento do animal, mas nada correlacionado com a sua raça.
Sendo assim, o que pode levar a uma fatalidade no transporte aéreo de animais são doenças pré existentes, o estresse excessivo caso o animal não esteja adaptado a caixa de transporte, ou as temperaturas extremas na origem ou destino.
O porão do avião tem a temperatura, pressurização e iluminação controladas pelo piloto da aeronave, para que o transporte do animal seja perfeito.
Adaptação do animal na Caixa de Transporte
O sucesso de uma viagem aérea com animais de estimação está totalmente atrelado a adaptação do animal na caixa de transporte.
Afinal, é comum que os Pets fiquem desconfortáveis nas primeiras experiências com a caixa de transporte.
Para isso, a viagem com o filhote de 4 patas deve ser programada com antecedência para que o animal tenha tempo de se adaptar e acostumar com a caixa.
Portanto, no caso de dúvidas, dificuldades ou necessidade de um serviço eficaz e correto no transporte de animais braquicefálicos, entre em contato com a equipe de especialistas da PETFriendly Turismo.
Assim, nos 3 anos de empresa, foram realizadas mais de 300 viagens com animais de estimação e todos com MUITO sucesso.
PETFriendly Turismo, A ÚNICA OPÇÃO É DAR CERTO!
Você deve estar logado para publicar um comentário.