Nós sabemos que um pet é parte da família, e, por isso, entender como viajar de avião com gato é fundamental.
Seja a trabalho ou para lazer, ficamos inseguros sobre onde hospedar o companheiro felino, ou se é permitido viajar de avião com gato, para não deixá-los sozinhos.
Em um cenário onde 51% dos donos de animais de estimação afirmam que só irão viajar se puderem levar seus pets, as empresas tiveram que se adaptar para atender essa demanda, que apenas cresce.
Mesmo que o ramo de hospedagem para animais tenha se popularizado, muitos preferem não deixar seu animal para trás. Por isso, companhias aéreas tornaram possível viajar de avião com gato e cães.
Pensando no seu bem-estar e no do seu companheiro, a PETFriendly Turismo traz tudo que você precisa para viajar de avião com gato de maneira descomplicada e segura.
Preparativos para viajar de avião com gato
Viagem de avião com gatos: preparativos
Para viajar de avião com gato, é preciso fazer alguns preparativos antes, de modo com que a viagem, de fato, seja tranquila. Tanto para você, quanto para seu felino.
O planejamento exige uma série de etapas, desde verificar as condições de saúde do seu gato, até buscar companhias aéreas que possam atender suas necessidades.
Confira alguns do principais preparativos que você precisa fazer antes de viajar de avião com gato.
Acostume seu gato na bolsa de transporte
Seja na cabine ou no porão, viajar de avião com gato requer que os bichinhos se acomodem em caixas de transporte, também conhecidas por kennel, que podem ser rígidas ou maleáveis.
No entanto, não é um espaço que eles estão acostumados a ficar, especialmente durante longos períodos, como uma viagem exige.
Por isso, acostume seu gato nas caixas de transporte, para que ele não estranhe, fique incomodado ou desconfortável ao longo do percurso.
Faça um reforço positivo da bolsa, com petiscos e os brinquedos preferidos. Ande com ele na caixa de transporte por várias distâncias, sempre mostrando como ela é segura e confortável.
Tenha paciência com seu pet, pois é um ambiente que ele não está habituado a frequentar. Deixe que ele reconheça a caixa e não estranhe passar algum tempo dentro dela.
Dê banho e faça a higiene do seu gato
É uma regra das companhias que os animais de estimação não tenham odores fortes e desagradáveis, para poder viajar com seus donos.
Afinal, uma viagem leva horas, e o cheiro pode incomodar os demais passageiros.
Dessa forma, prepare seu pet antes da viagem. Alguns dias antes, ou mesmo na véspera, cuide para que ele fique limpo e higienizado.
Por isso, procure dar banho, aparar as unhas e o pelo em um petshop. Faça toda a rotina de limpeza que seu animal está acostumado.
Além disso, garanta que a caixa de transporte esteja limpa e esterilizada, pronta para acomodá-lo.
Também é recomendável levar seu companheiro a um veterinário, para garantir que ele não está com nenhuma doença ou infecção.
Com isso, ele viajará bem, assim como você e os outros passageiros.
Deixe a documentação em ordem
Documentação para viagem com gato
A documentação é uma das etapas mais importantes antes de viajar de avião com gato.
Existem algumas requisições necessárias para assegurar que seu felino possa te acompanhar, além das identificações dele.
Inclusive, os documentos para viagens nacionais e internacionais podem ter diferenças.
Voos domésticos
Para voos nacionais, a documentação necessária é simples. Você precisará providenciar:
- Carteira de vacinação: tenha em mãos a carteira de vacinação do seu gatinho, comprovando que ele tomou a vacina antirrábica há, pelos menos, trinta dias, e há menos de um ano. Também precisa constar o laboratório que produziu a vacina e o tipo (somente são aceitas vacinas com vírus inativado);
- Atestado de saúde: quando estiver preparando seu pet para viajar, e fazendo toda a rotina de higiene, peça por um atestado de saúde, comprovando que ele está apto para viajar. Esse documento deve ser emitido em até 10 dias antes da data marcada para o embarque.
Viagens para o Mercosul
Por outro lado, voos internacionais requerem mais documentações. Em alguns casos, o processo pode levar até 8 meses para ser completado. Por isso, recomendamos que você comece esse processo o quanto antes.
É necessário emitir o Certificado Zoossanitário Internacional (CZI). No Brasil, você pode adquirir esse certificado no MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), por um profissional formado em Medicina Veterinária.
Agora, se você planeja viajar para os países do Mercosul (que incluem Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela), um Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos atesta todas as informações dos documentos de voos domésticos, porém continua sendo necessária a emissão do CZI.
Viagens para Estados Unidos
Levando em consideração algumas normas para viajar de avião com gato, precisamos falar sobre as requisições para voos aos Estados Unidos e Europa, que costumam se modificar bastante.
Da mesma forma, as requisições para voos internacionais para os Estados Unidos costumam ser diferentes.
Entre as principais características, podemos destacar itens como:
- Ter o anti-pulgas e o vermífugo dentro dos 15 dias antes da emissão do CZI;
- Não é necessário ter a implantação de microchipagem.
- Vacinação da Raiva em dia, com 30 dias de antecedência do embarque;
- Atestado de saúde;
- Ter o CZI (Certificado Zoosanitário Internacional) – com 10 dias da viagem, no máximo;
VIAGEM PARA CÃES AS REGRAS DE ENTRADA NOS E.U.A SÃO DIFERENTES. NOVAS REGRAS ENTRARAM EM VIGOR A PARTIR DE 14/07/2021. LINK PARA CÃES E.U.A.
Viagens para a Europa
- Todos os documentos exigidos para os Estados Unidos;
- Microchip obrigatório;
- Sorologia da Raiva (Antirrábica) – 30 dias depois da vacina;
- Enviar a Sorologia para um laboratório aprovado pela Comissão Europeia – o único laboratório brasileiro credenciado é o Núcleo de Pesquisa em Raiva da Universidade de São Paulo (USP), desde abril de 2020;
- Esperar o resultado do exame de Sorologia e Quarentena de 90 dias (3 meses) para poder viajar.
- Ter o CZI (Certificado Zoosanitário Internacional) – com 10 dias da viagem, no máximo;
Como você pode ver, existe certa burocracia para viajar com seu pet. No entanto, se toda a documentação estiver certa, e os preparativos prontos, é hora de procurar a companhia aérea.
Verificando companhias aéreas que permitem viagens com gatos
Algumas das principais companhias aéreas do Brasil já permitem viajar de avião com gato.
Mesmo assim, cada empresa possui suas próprias regras e exigências para os pets. Por isso, é importante verificar qual agência melhor te atende.
Gol
Na Gol, seu felino precisa ter, no mínimo, 4 meses, e no máximo 10 kg (animal mais caixa de transporte) para viajar dentro da cabine com você. Mais pesado que isso, precisará ir no compartimento de carga.
Ele precisará estar no kennel, que deve ter no máximo 43 cm de profundidade, 32 cm de largura e 22 cm de altura. Os preços para esse serviço podem variar. Na cabine R$ 250,00 para voos domésticos e R$ 600 para internacionais. No porão variam de acordo com o peso do pet e tamanho da caixa de transporte.
Você precisará emitir um formulário de solicitação para transporte de animais, disponível no site.
Latam
Na LATAM, você pode viajar de avião com gato com, no mínimo, 8 semanas de vida, de até 7 kg (animal + caixa de transporte) para ir na cabine. Se pesar mais, ele precisará ser acomodado no porão, e pode ter até 45 kg.
A caixa de transporte deve ter no máximo 36 cm de profundidade, 33 cm de largura e 23 cm de altura e também precisa de formulário de solicitação.
Azul
Por fim, a Azul permite até três animais domésticos a bordo, com, no mínimo, quatro meses de vida, pesando até 5 kg (animal + caixa de transporte) em caixas de transporte de até 40 cm de profundidade, 31 cm de largura e 20 cm de altura.
Segue as mesmas recomendações e documentações das demais companhias.
Voos internacionais
Ainda, algumas companhias aéreas de voos internacionais também permitem viajar de avião com gato.
A Lufthansa, Tap Air Portugal e a Iberia, por exemplo, permitem animais na cabine, de até 8 kg. Acima disso, podem ir no compartimento de carga.
Para os Estados Unidos, a Delta não estabelece limite de peso para a cabine, mas seu pet precisa caber em uma kennel que vá embaixo da poltrona.
Enquanto isso, a American Airlines suspendeu, temporariamente, o transporte de animais domésticos no porão, e infelizmente não permite pets na cabine em viagens de/para o Brasil.
Cuidados ao viajar de avião com gato
Por fim, com tudo pronto, basta aproveitar a viagem ao lado do seu companheiro felino.
Mas existem alguns cuidados a serem tomados, para garantir que o pet fique tão confortável quanto você.
Não é recomendável medicar seu gato antes de viajar, pois o remédio pode ter efeitos adversos em grandes altitudes.
Por outro lado, aplique sprays calmantes, ou ervas de gato, perfeitas para deixar seu animal tranquilo.
Forre a caixa de transporte para ele ficar confortável, e leve petiscos. Não são todos os gatos que comem durante a viagem, mas alguns podem sentir fome.
Além disso, procure chegar com antecedência no aeroporto, pelo menos 3 horas antes do embarque, com documentos em mãos e todos os preparativos feitos.
Dessa forma, poderá fazer o check-in com tranquilidade e acomodar seu pet, sem atrasar o cronograma ou assustá-lo com a pressa.
Para evitar surpresas, confirme sempre com a companhia aérea se está tudo certo com os documentos e as exigências para cada voo.
Já no avião, mantenha a caixa de transporte embaixo da poltrona, de modo que seu gato esteja confortável. Veja se o ar-condicionado está deixando a kennel muito gelada, e, por via das dúvidas, leve uma manta.
É possível viajar de avião com gato sem preocupações?
Gato no aeroporto para viajar de avião
Sim, é possível! Nós, da PETFriendly Turismos, nos preocupamos com o conforto do seu animal de estimação durante as viagens.
Para aproveitar sem culpa, com todos os preparativos feitos e detalhes acertados, procure nossas soluções especializadas.
Você e seu pet merecem fazer uma viagem tranquila e aproveitar o melhor que esse momento tem a oferecer.
Para viajar de avião com gato, ou com seu cachorro, entre em contato conosco e garanta as melhores orientações para seus preparativos e documentações.
Você deve estar logado para publicar um comentário.