A Sorologia da raiva é uma etapa obrigatória para viagens internacionais com cães e gatos.
Para você viajar para o exterior com animais de estimação, principalmente cães e gatos existem diversas etapas sanitárias a serem seguidas, sendo uma delas o exame de Sorologia da Raiva. Não são todos os países que a exigem, mas sua realização é obrigatória para: Europa, Japão, China, Coreia, Austrália, E.U.A e Nova Zelândia.
A Sorologia da Raiva consiste em um exame de sangue realizado pelo médico veterinário, em cães e gatos e tem como objetivo verificar a produção de anticorpos contra o vírus da raiva. Ou seja se o animal tem ou não resposta imune contra essa doença.
Este exame é extremamente controlado pelos países que o exigem, sendo eles que determinam os laboratórios credenciados para a realização do teste, de acordo com o artigo 3º da Decisão 2000/258/CE. Para viagens para União Europeia, o único laboratório brasileiro liberado é o Núcleo de Pesquisa da Raiva da USP – Universidade de São Paulo, que obteve sua autorização recentemente, em abril de 2020. Outros laboratórios ou veterinários particulares que disponibilizam a Sorologia da Raiva, enviam amostras para o exterior e lá é realizado o exame propriamente dito.
Para conferir os laboratórios credenciados para União Europeia clique aqui.
Para a entrada de cães e gatos no Japão, Austrália ou Nova Zelândia não existem laboratórios brasileiros autorizados, então todas as amostras são obrigatoriamente enviadas para o exterior. Aqui na PETFriendly Turismo enviamos nossos exames para os Estados Unidos, para o Rabies Laboratories, da Universidade do Estado do Kansas (KSU).
Para conferir os laboratórios credenciados para o Japão clique aqui.
O resultado da Sorologia da Raiva, independente do laboratório, demora em média cerca de 1 mês e meio (45 dias) para ser liberado. Para os animais de estimação conseguirem o CVI (Certificado Veterinário Internacional) para entrada nos países de destino devem apresentar o resultado >0,5UI/ml.
A amostra de sangue deve ser coletada com pelo menos 30 dias após a vacina da raiva, em uma clínica ou laboratório veterinário e o cão ou gato deve estar em jejum alimentar de pelo menos 12 horas. Água pode ser oferecida à vontade. Após a coleta de sangue o animal pode ser alimentado de forma normal.
A validade do resultado da Sorologia da Raiva varia de país para país. No caso dos países da União Europeia ela é vitalícia desde que as vacinações da raiva posteriores ao exame tenham sido aplicadas dentro da validade, ou seja não podem ficar mais vencidas.
Já no caso do Japão, o resultado tem validade de 2 anos e as vacinas posteriores também não podem passar do vencimento anual. Para este país, caso sua viagem não ocorra dentro dos 2 anos posteriores ao exame, este deve ser refeito.
ETAPAS SANITÁRIAS PARA VIAGENS INETERNACIONAIS DE CÃES E GATOS
PARA EUROPA
- Microchipagem + Vacinação da Raiva
- Espera de 30 dias
- Coleta de exame de Sorologia da Raiva
- Quarentena de 90 dias
- Pode solicitar o C.V.I.
PARA O JAPÃO
- Microchipagem + Vacinação da Raiva
- Espera de 30 dias
- Revacinação da Raiva + Coleta de exame de Sorologia da Raiva
- Quarentena de 180 dias
- Pode solicitar o C.V.I.
ONDE SOLICITAR O CERTIFICADO VETERINÁRIO INTERNACIONAL DE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (MAPA) é o responsável pela liberação da documentação oficial. O Tutor ou profissional responsável pela solicitação do C.V.I. deverá entrar em contato com uma unidade do VIGIAGRO, que estão localizadas por todo o Brasil.
Para mais informações sobre a documentação internacional necessária para os diversos países, clique aqui.
Para mais informações de como realizar o transporte do seu cão ou gato contigo na mesma viagem, clique aqui
Você deve estar logado para publicar um comentário.