Como levar cachorro e gato para Europa ainda é um assunto que gera bastante dúvidas, pois alguns países do continente possuem exigências especificas e ainda tem a diferenciação das regras para o Reino Unido.
Além de toda documentação obrigatória e a Microchipagem, eles ainda exigem que seja realizado o exame de Sorologia da Raiva e Quarentena.
Portanto, além de organizar a documentação os tutores também precisam se atentar as datas exigidas e seguir as exigências de marcas de microchip, vacinas e os laboratórios que podem realizar o exame sorológico.
Agora, se você deseja saber como levar cachorro e gato para Europa continue lendo este artigo que a PETFriendly Turismo preparou especialmente para você.
Como levar cachorro e gato para Europa?
A Europa tem uma série de exigências para receber animais de estimação de outros países, entre elas:
- Microchip
- Vacina anti-rábica
- Sorologia
- Quarentena
- Atestado de Saúde Veterinário
- Tratamento contra vermes. (não são todos os países)
- Import Permit (não são todos os países)
- CVI
Todavia, alguns países tem exigências e algumas restrições de raças consideradas “perigosas” e não são permitidas ou possuem normas diferentes.
Então é muito válido uma pesquisa direcionada para cada destino Europeu com o animal de estimação.
Veja a seguir todas as exigências levar cachorro e gato para a Europa.
Microchip
A principal exigência de qualquer viagem internacional é que o seu cachorro ou gato tenha um microchip de identificação.
O animal deve receber o implante do chip antes de tomar a vacina anti-rábica.
Tudo que foi feito antes da microchipagem não terá validade legal, portanto caso o animal já tenha a vacina da raiva antes do microchip, a mesma deverá ser refeita com um intervalo de pelo menos 30 dias da dose anterior.
Este procedimento precisa ser efetuado por um veterinário.
Vacina anti-rábica
Para viajar com pets para a Europa é necessário que o animal seja vacinado contra a Raiva.
Ainda assim, o pet precisa ter pelo menos 12 semanas de idade antes da vacinação.
Vacinas das campanhas da Prefeitura ou vacinas nacionais não são aceitas para a entrada no Continente Europeu, por isso, o tutor precisa buscar uma vacina importada que seja reconhecida mundialmente.
Todas essas informações precisam estar no passaporte do animal ou no Certificado Zoosanitário Internacional (CZI ou CVI).
Além disso, a vacina precisa estar dentro do prazo de validade informada pelo fabricante.
Sorologia da Raiva
Animais da União Europeia ou de países livre da raiva podem entrar no Reino Unido 21 dias após receber a vacina anti-rábica.
Entretanto, no caso de pets oriundos do Brasil, eles precisam passar primeiro por uma sorologia.
Dessa forma, o exame deve ser feito 30 dias após a aplicação da vacina. Além disso, é preciso enviar uma amostra de sangue do animal para um laboratório autorizado.
Aqui no Brasil temos o TECSA (Belo Horizonte) e a USP (São Paulo).
Pessoas de outros estados, deverão contratar um veterinário que conheça o processo, pois ele precisará enviar a amostra do animal e toda a documentação de maneira correta.
O resultado leva cerca de um mês para retornar ao destinatário e após a finalização deste processo, o veterinário fornece os resultados do teste.
A sorologia será válida enquanto a vacinação contra a raiva estiver em dia, no caso da Europa. Para outros destinos a sorologia não é vitalícia, então é muito importante estudar cada caso, inclusive as escalas.
Quarentena
O animal que seja oriundo de países considerados não erradicados da Raiva, como no caso do Brasil, deverá cumprir uma quarentena de 90 dias, para somente depois conseguir dar entrada no CVI (Certificado Veterinário Internacional).
Esta quarentena é vida normal para o animal, ele poderá passear, tomar banho, interagir com outros animais, porém não poderá sair do Brasil neste período.
O início da quarentena é no dia da coleta da Sorologia da Raiva e a partir disso inicia-se a contagem de 90 dias para conseguir o restante da documentação.
Atestado de saúde
Antes de viajar com pets para a Europa, é preciso levá-los em um veterinário para confirmar a boa condição de saúde deles.
Essa consulta deve ocorrer 10 dias antes da viagem, tendo em mãos o resultado da sorologia para que o Veterinário certifique as informações e a condição de saúde do pet.
Só assim, você conseguirá enviar toda a documentação para o VIGIAGRO com as datas dentro do prazo exigido.
Ele deve conter, além das datas de aplicação da vacina contra a raiva e a sorologia, informações como cor e raça do animal.
Vermifugação
Alguns países da Europa exigem a vermifugação com o princípio ativo Praziquantel ou equivalente com eficácia contra tênia de Echinococcus multilocularis.
Então é preciso submetê-los a um tratamento contra vermes em até 5 dias antes para: Inglaterra, Escócia, País de Gales, Irlanda, Finlândia e Malta.
No Atestado de Saúde deve estar discriminado o produto, laboratório e princípios ativos no campo determinado.
Certificado Zoossanitário Internacional (CZI ou CVI)
O Certificado Zoossanitário Internacional ou Certificado Veterinário Internacional é obrigatório para o trânsito de cães e gatos entre países.
Esse documento não só atesta as condições de saúde dos pets, mas também confirma a aplicação das vacinas exigidas pelo país de destino e que todas as documentações estão corretas.
Atualmente, devido a pandemia, o CVI é emitido de maneira online, onde é necessário que o tutor envie todo a documentação original “escaneada” ao VIGIAGRO, sendo:
- Documentação do Tutor
- Carteira de Vacinação
- Atestado médico do animal;
- Certificado do Microchip;
- Certificado da Sorologia da Raiva;
O Certificado é válido por 10 dias, então o tutor deve se atentar aos prazos da emissão para não perder o prazo.
Import Permit
Alguns países da Europa (Portugal, Suíça e outros) exigem uma “permissão de importação”, o Import Permit. Esse procedimento deve ser realizado após a emissão do CVI.
Este tem a função de informar o Aeroporto de destino sobre a chegada do animal na data e horário das passagens, para que um Veterinário Oficial do Governo realize a liberação do PET.
Quanto tempo para planejar uma viagem com cachorro e gato para Europa?
Se você pretende viajar com pets para a Europa, comece a planejar sua viagem com no mínimo seis meses de antecedência.
Sempre planeje a viagem com uma margem de erro, pois em viagens com animais de estimação sempre é possível que algo saia da normalidade.
Mas agora, se deseja uma viagem tranquila para você e para o seu animalzinho, o ideal é contar com os serviços da PETFriendly Turismo.
Nossos especialistas organizam todo o processo de transporte daqui do Brasil para a Europa, escolhendo as melhoras rotas, companhias aéreas, escalas e forma de envio, além de realizarmos todos os procedimentos sanitários em qualquer cidade do Brasil.
PETFriendly Turismo, A ÚNICA OPÇÃO É DAR CERTO!
You must be logged in to post a comment.