Que tal você se fazer estas perguntas: É possível aumentar significativamente a expectativa de vida através da ração para gatos? Por que não tornar a vida do seu filhote mais saudável e feliz?
Ou que tal … Devo preveni-lo de doenças como obesidade, problemas renais, hepáticos e hormonais? E por último, por que não proporcionar a ele o que a vida tem de melhor?
A resposta com certeza é… SIM! Estas simples perguntas já bastariam como argumento para mudar o seu pensamento sobre a dieta do seu bichinho.
Ele merece! Eles são a nossa família, fazem parte dela tanto como nossos parentes e amigos.
Porém, não é só desta maneira filosófica e sentimental que queremos lhe orientar e expandir a sua mente com relação a alimentação dos felinos.
Nos baseamos em estudos veterinários que nos mostram que é possível tornar a vida deles muito mais saudável.
Neste artigo, vamos explicar as principais técnicas de escolher a melhor ração para gatos, visando mantê-los com uma saúde de leão através da alimentação
Consequência da má alimentação felina
Como sabemos, os gatos são animais carnívoros e por isso mudar essa natureza acarretará em problemas que encurtarão a sua vida trazendo consequências ao seu animal.
Eles têm as mesmas necessidades e características dos leões, tigres e onças, e com isso precisam de uma quantidade maior de proteína animal do que a grande parte dos animais domésticos na formulação da sua ração.
Pensando nisso, um fator muito importante é analisar o balanceamento entre essas proteínas animais e vegetais.
Assim como nós, os felinos dependem dos nutrientes corretos (e quantidades também) para que o seu sistema imunológico esteja apto a protege-lo de doenças.
No organismo do animal existem diversas células e moléculas capazes de defender o organismo.
Elas identificam o que pertence de fato ao corpo e o que vem de parasitas, bactérias, vírus, fungos, células cancerígenas ou protozoários.
Quando os gatos se encontram com imunidade baixa, o corpo deixa de responder a estes invasores, e não combate as infecções de maneira correta, deixando-os expostos a diversos perigos.
Então, oferecer uma boa ração ao seu gato, o deixa muito mais forte e livre de doenças, ou com uma capacidade infinitamente melhor de reagir aos intrusos.
Além da questão da baixa imunidade, outras consequências graves podem ocorrer com uma má alimentação, como baixa energia (o animal será sedentário, não terá energia para brincar, escalar e interagir), e a tendência de desenvolver doenças como: alergias, diarreias frequentes, obesidade e problemas urinários.
Como decidir qual ração para gatos é ideal?
Anteriormente, mostramos a importância de oferecer a ração correta na vida dos gatos. Portanto agora, vamos traçar uma diretriz para entender, e assim, atender a demanda de cada fase.
Segundo nossa veterinária, Juliana Stephani, a dieta para felinos deve conter os 7 fundamentais nutrientes para uma vida saudável, sendo:
- Água
- Proteína
- Gordura
- Vitaminas
- Minerais
- Aminoácidos
- Hidrato de Carbono.
Cada um é responsável por uma função no organismo.
Outro fator levado em consideração é o estilo de vida do felino. Dessa maneira a idade, se ele é castrado ou não e se tem problemas de saúde (alérgicos, urinários, etc) devem ser avaliados e por fim, definir a ração ideal para ele.
Ração para gatos – qual a diferença entre elas?
Via de regra, o que você encontra disponível no mercado para a alimentação felina, são rações dos tipos, secas e úmidas, divididas entre: Standard, Premium e Super Premium.
A vantagem da ração seca é a sua durabilidade (não estraga com facilidade) e a limpeza dos dentes.
Além disso as fezes do animal serão firmes, facilitando a limpeza do ambiente.
Por sua vez, as rações úmidas são mais saborosas, possuem um cheiro mais atrativo e 80% de água, o que ajuda a manter o animal hidratado. Outro fator é que possuem menos calorias e estimulam a maior ingestão do alimento.
Como ponto negativo, elas acabam acumulando resíduos nos dentes, causando tártaro e mau hálito. Além de deixar as fezes moles e também estragarem mais facilmente.
Uma dica ótima é olhar sempre o rótulo, pois as rações secas são divididas em 3 faixas etárias:
- Filhotes (Até um ano): apresentam mais proteína e gordura que a de adultos
- Adultos (até 10 anos): teor de proteína é mais alto que o de gordura
- Idosos (acima de 10 anos): menos teor de proteína e gordura que as rações de adultos.
As rações úmidas, devem apresentar pelo menos 35% de proteína em sua composição.
Já a taxa de gordura deve estar entre 15% e 25% e possuir taurina, ômega 3 e 6, vitaminas, minerais e carboidratos.
Ração pra gatos: Standard, Premium ou Super Premium?
Nas rações do tipo Standard, a qualidade de suas proteínas deixa a desejar. Deste modo, você é obrigado a fornecer uma quantidade maior de alimento, o qual pode gerar obesidade no seu felino.
Outro ponto importantíssimo, é a presença de sódio, corante e conservantes artificiais. Eles são encontrados nas rações básicas.
Os corantes tem excesso de componentes químicos e sintetizados, fora a quantidade exorbitante de sódio.
Por conta disso, no curto prazo, esta dieta pode ocasionar alergias, problemas de pele e perda de pelo. Já a longo prazo, podem comprometer os rins e o trato urinário.
Estas substâncias são verdadeiros venenos para os felinos, levando em consideração que na natureza, jamais teriam contato.
Por outro lado, a ração do tipo Premium, tem uma qualidade superior e um custo mais acessível, pois ela oferece vários nutrientes necessários na dieta do animal. Além de ter em sua composição a proteína animal e a vegetal.
Por sua vez, as rações do tipo Super Premium possuem uma concentração muito maior de proteína animal do que vegetal, além de ingredientes funcionais, que melhoram diversos aspectos da saúde do seu gatinho. Estes auxiliam na digestão e reduzem o odor das fezes.
Em paralelo a isso, algumas destas rações possuem compostos que ajudam no fortalecimento das articulações e previnem o tártaro.
Sendo assim, toda ração da linha Super Premium está dentro dos padrões nutricionais e portanto são excelentes. Porém, sugerimos optar por marcas com reconhecimento internacional, como Royal Canin e Hills.
Alimentação natural para gatos
Uma técnica que vem ganhando espaço entre tutores de gatos, é a alimentação natural, que são as rações feitas em casa. Para esta, os alimentos devem ser bem lavados, frescos e se possível cozidos.
Sugerimos este tipo de refeição como suplemento, sempre variando com rações úmidas e secas.
Tomar MUITO cuidado com o balanceamento nutricional, para não exceder as quantidades necessárias para seu animal.
Sendo assim, procurar por um veterinário especializado em nutrição é extremamente importante.
Somente este profissional poderá te orientar corretamente sobre a quantidade e proporção correta para balancear a ração natural para a dieta especifica do seu gatinho.
Hidratação de gatos
A hidratação do seu animal é um ponto que jamais deve ser esquecida, uma vez que os gatos tendem a ter problemas renais.
Uma maneira interativa desperta a vontade do gato de tomar água.
Então é super legal espalhar vários potes pelos cômodos do ambiente. Preferencialmente utilizar as vasilhas de barro, porque mantém a água fresca,
Colocar fontes também é uma ótima dica, já que eles amam! Disponibilizar estes objetos em várias localidades e fontes naturais seria a maneira como eles encontrariam na natureza.
Por outro lado, para gatos que não tem o costume de tomar muito água, uma solução seria acrescentar o líquido na ração úmida. Desta forma, você aumentará o percentual dela.
DICA BÔNUS
Caso você tenha mais de um gatinho, preste atenção se cada felino está se alimentando da ração correta. Já que uma alimentação errônea, pode causar obesidade ou até mesmo uma subnutrição nos seus filhotes.
Outra dica importante é sempre variar as rações com o tempo. Desta forma o paladar do seu animal estará sempre aguçado.
Mesclar rações secas com úmidas é muito valido e é interessante manter esta pratica, sempre.
Mudança de país e alimentação dos gatos
Você vai se mudar de país e levar seu gatinho junto? Preste atenção!
Esses animais podem ser metódicos e portanto terem dificuldades em se adaptar à uma nova ração.
Mas agora, se deseja uma viagem tranquila para você e para o seu gatinho, o ideal é contar com os serviços da PETFriendly Turismo.
Nossos especialistas orientam sobre a adaptação dos pets em seus novos lares! Assim como, organizam todo o processo de transporte!
Você deve estar logado para publicar um comentário.