Viajar com pets para o Reino Unido ainda é um assunto que gera bastante dúvidas, pois o bloco é um dos mais exigentes quando se trata de receber animais de outros países.
Além da documentação exigida em viagens internacionais com animais, e a microchipagem, eles ainda exigem que o processo seja realizado por uma empresa de transporte de cargas.
Portanto, além de organizar a documentação, os tutores também precisam ir atrás de empresas que fazem este tipo de serviço.
Agora, se você deseja saber o passo a passo para viajar com animais para a Inglaterra, Escócia, País de Gales ou Irlanda do Norte, continue lendo este artigo que a PETFriendly Turismo preparou especialmente para você.
O que saber antes de viajar com pets para o Reino Unido?
O Reino Unido tem uma série de exigências para receber animais de estimação de outros países, entre elas:
- Microchip
- Vacina anti-rábica
- Sorologia
- Tratamento contra vermes.
Todavia, apenas uma empresa de cargas pode realizar o transporte dos pets entre o Brasil e o bloco. Ou seja, o seu bichinho não vai com você na cabine do avião.
Veja a seguir todas as exigências para viajar com pets para o Reino Unido.
Microchip
A principal exigência do bloco é que o seu cachorro ou gato tenha um microchip de identificação.
O animal deve receber o implante do chip antes de tomar a vacina anti-rábica. Por outro lado, caso ele já tenha o chip, deverá se vacinar novamente.
Normalmente é um veterinário ou alguém treinado em implante animal que realiza essa aplicação.
Vacina anti-rábica
O Brasil não é um país livre da raiva, desse modo para viajar com pets para o Reino Unido é necessário que o animal seja vacinado contra a doença.
Ainda assim, o pet precisa ter pelo menos 12 semanas de idade antes da vacinação.
Uma vacina inativada ou vacina recombinante aprovada no Brasil devem ser usadas na imunização, conforme regras do bloco.
Todas essas informações precisam estar no passaporte do animal ou no Certificado Zoosanitário Internacional (CZI).
Além disso, a vacina precisa estar dentro do prazo de validade informada pelo fabricante.
Viajar com pets para o Reino Unido – Sorologia
Animais da União Europeia ou de países livre da raiva podem entrar no Reino Unido 21 dias após receber a vacina anti-rábica.
Entretanto, no caso de pets oriundos do Brasil, eles precisam passar primeiro por uma sorologia.
Dessa forma, o exame deve ser feito 30 dias após a aplicação da vacina. Além disso, é preciso enviar uma amostra de sangue do animal para um laboratório de testes autorizado. O Laboratório de Zoonoses de São Paulo é um deles.
Pessoas de outros estados, deverão contratar um veterinário que conheça o processo, pois ele precisará enviar a documentação do exame pelos Correios.
O resultado leva cerca de dois a três meses para retornar ao destinatário. Após a finalização deste processo, o veterinário fornece uma cópia dos resultados do teste.
A sorologia será válida enquanto a vacinação contra a raiva estiver em dia.
Vermifugação
Para viajar com cães para a Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, é preciso submetê-los a um tratamento contra vermes, em menos de 24h do embarque.
O bloco exige que o princípio ativo do vermífugo seja Praziquantel ou equivalente com eficácia contra tênia de Echinococcus multilocularis.
Contratar transportadora
Diferente de países como Portugal e Japão, o seu animalzinho de estimação não poderá viajar com você na cabine do avião.
Isso ocorre porque o Reino Unido exige que o viajante contrate uma transportadora de carga para cuidar de todo o processo.
Você também deverá contratar uma empresa local, que ficará responsável por receber o animal, bem como cuidar do desembaraço e liberação dele no destino, e depois levá-lo até você.
Portanto, mesmo que o tutor se planeje para chegar no mesmo dia que o pet, o ideal é ter o contato e o endereço de alguém que possa recebê-lo no Reino Unido.
A empresa solicitará toda a documentação do animal para que realize o processo de transporte do seu bichinho.
Documentos exigidos para viajar com pets para o Reino Unido
Para viajar com pets para o Reino Unido, você deve se atentar a toda a documentação original exigida para o transporte do seu cão ou gato, como
- Passaporte animal, com todas as informações dele;
- Carteira de vacinação;
- Atestado veterinário;
- Certificado de implantação do Microchip (com data de chip anterior à data da vacina da raiva);
- Procuração com firma reconhecida.
Passaporte Animal
Embora a emissão desse documento esteja suspensa por causa da pandemia, ele é feito gratuitamente nas Unidades da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro).
O passaporte animal serve para identificar cães e gatos, bem como controlar as vacinas.
Ele substitui o CZI em viagens internacionais, e em viagens nacionais substitui o atestado de saúde emitido pelo veterinário.
Esse documento é fornecido para animais:
- Que tenham mais de 90 dias de idade;
- Nascidos no Brasil, ou nascidos no exterior e importados definitivamente para o Brasil;
- Criados por tutores residentes no Brasil;
- Boas condições de saúde atestadas por um médico veterinário inscrito no CRMV-UF.
Saiba tudo sobre o passaporte animal neste post feito pela PETFriendly Turismo para você.
Certificado Zoossanitário Internacional
O Certificado Zoossanitário Internacional é obrigatório para o trânsito de cães e gatos entre países. Nas viagens ao Reino Unido ele substitui o passaporte.
Esse documento não só atesta as condições de saúde dos pets, mas também confirma a aplicação das vacinas exigidas pelo país de destino.
Para emitir o CZI, é preciso agendar uma consulta em qualquer aeroporto Internacional, levando:
- Atestado médico do animal;
- Carteira de vacinação;
O Certificado é válido por 10 dias.
Atestado de saúde
Antes de viajar com pets para o Reino Unido, é preciso levá-los em um veterinário para confirmar a boa condição de saúde deles.
Essa consulta deve ocorrer após ter em mãos o resultado da sorologia e três dias antes do voo.
Entretanto, as transportadoras do destino solicitam o atestado com antecedência para que ela possa dar entrada nos documentos de liberação do animal.
Ou seja, na prática, você leva o animal na consulta uma semana antes do voo e pede para ele colocar a data mais próxima ao dia do voo.
Só assim, você conseguirá enviar toda a documentação para a empresa escolhida em tempo hábil.
O modelo do atestado válido é fornecido pela transportadora contratada. E o veterinário precisa segui-lo à risca.
Ele deve conter, além das datas de aplicação da vacina contra a raiva e a sorologia, informações como cor e raça do animal.
Viajar com pets para o Reino Unido – escolhendo a Companhia Aérea
O Reino Unido exige que as pessoas que desejam entrar no país com animais contratem uma empresa de transporte de cargas para realizar o processo.
Logo, nenhum pet viaja na cabine do avião, nem mesmo os de pequeno porte. A única exceção é para os cães-guias.
Além disso, somente algumas companhias aérea são aprovadas pelo governo para transportar animais. Entre o Brasil e o Reino Unido, as empresas que realizam esse serviço são a Lufthansa, a KLM Cargo e a British Airways.
Do mesmo modo, é preciso se atentar ao aeroporto de chegada, pois apenas os de Edimburgo, Glasgow, Londres Heathrow e Manchester recebem animais.
Regras das Companhias aéreas
É fundamental que, ao comprar sua passagem, você informe que pretende viajar com pets para o Reino Unido e reforce esse aviso na semana do voo.
Cada companhia aérea indica uma empresa para realizar o transporte do seu animalzinho de estimação para o Reino Unido. Além disso, cada uma tem regras específicas em relação a caixa de transporte.
O kennel geralmente precisa:
- Ter as seguintes dimensões: 68cm x 50cm x 48cm (comprimento x largura x altura);
- Ser forte o suficiente para proteger o animal durante todo o voo;
- Ter ventilação nos quatro lados;
- Deve ter um pote de água, que precisa estar seguro, mas não ocupar muito espaço do kennel;
- Ter espaço suficiente para o animal ficar em pé e girar de modo confortável;
- Entre outros.
O Reino Unido exige quarentena?
Embora o Reino Unido não exija que todos os animais passem por quarentena, aqueles que não tiverem a documentação completa deverão ficar em confinamento. E o prazo pode chegar até quatro meses.
O mesmo vale para os casos em que não conseguem ler o microchip. Se essa identificação for muito antiga, vale a pena trocar antes de planejar uma viagem para o bloco
Quanto tempo planejar uma viagem com pets para o Reino Unido?
Se você pretende viajar com pets para o Reino Unido, comece a planejar sua viagem com no mínimo seis meses de antecedência.
Embora a transportadora ajude a agilizar o processo, o tutor fica responsável pela implantação do chip, pela aplicação da vacina anti-rábica, pela sorologia, vermifugação, entre outros.
Mas agora, se deseja uma viagem tranquila para você e para o seu animalzinho, o ideal é contar com os serviços da PETFriendly Turismo.
Nossos especialistas organizam todo o processo de transporte daqui do Brasil para o Reino Unido, bem como a contratação de uma empresa para recebê-lo no destino.
Você deve estar logado para publicar um comentário.