Para viajar com cachorro para os EUA, não basta colocá-lo ao seu lado, comprar uma passagem de avião e ir até o seu destino.
Pelo contrário, existem exigências para serem cumpridas por você tutor, ainda mais agora que as regras para cachorros do Brasil e outros 100 países ficaram muito mais complexas, devido a não erradicação da Raiva.
No site do CDC dos E.U.A – Centers for Disease Control and Prevention as novas regras estão explicadas detalhadamente
Como o próprio Governo brasileiro enfatiza, viagens internacionais com animais de estimação exigem passaporte ou certificado veterinário internacional.
E caso alguns desses requisitos não sejam cumpridos, a sua viagem não acontecerá.
Contudo, algumas dicas podem garantir que o seu passeio ou mudança de país ao lado do seu filho de quatro patas seja um sucesso e aconteça de modo que não haja nenhuma surpresa.
Por isso, a PETFriendly Turismo preparou este artigo para mostrar como viajar com cachorro para os EUA a partir de dicas básicas e separou quais as principais regras e exigências que o seu pet deve seguir.
Viajar com cachorro para os EUA requer tempo
Para viajar com cachorro para os EUA, você precisa ter um planejamento prévio de pelo menos 150 dias (5 meses), garantindo que você tenha todo o tempo necessário para tomar os todos cuidados.
Antes das novas exigências o tutor precisava de bem menos tempo, cerca de 30 a 60 dias para resolver todos os trâmites.
Então, você precisa definir os dias para realizar a viagem e ir atrás dos requisitos do seu pet para ter tudo em mãos até o dia do voo.
Dito isso, a PETFriendly Turismo vai mostrar quais são as exigências para viajar com cachorro para os EUA de forma cronológica.
Ou seja, recomendamos que siga esses passos conforme está estruturado aqui para não correr o risco de ter a viagem cancelada.
Microchipagem: A primeira etapa da viagem
Esta etapa é considerada o “DIA ZERO” de todo o processo, então este é o primeiro passo para quem deseja embarcar para os Estados Unidos da América acompanhado do seu cão.
Não é qualquer Microchip que será aceito em solo americano. Eles deverão estar enquadrados no ISO 11784 e ISO 11785 que são reconhecidos mundialmente.
Este serviço é efetuado por um Veterinário, onde é inserido no dorso do animal um pequeno CHIP que funciona como um “CPF” do animal e ali terá todas as informações do animal e do tutor.
Vacina da Raiva para viajar com cachorro para os EUA?
O cachorro deve estar com a vacinação contra raiva em dia. Ainda assim, vale ressaltar algumas informações importantes que caso esteja em discordância, pode fazer com que você e seu pet percam o voo.
A vacinação é a segunda etapa de todo processo e pode ser feita no mesmo dia da Microchipagem, mas nunca antes.
Desse modo, se o animal já estiver vacinado e não possuir microchip, deverá realizar esse processo de microchipagem e ser vacinado novamente.
Para esta aplicação, deve-se respeitar um intervalo de pelo menos 30 dias da vacina anterior.
Fora isso, vale mencionar também que apenas vacinas importadas são válidas.
Devem ser administradas em consultórios veterinários e lembrar que vacinas nacionais e vacinação de campanha da Prefeitura são desconsideradas.
Por fim, o embarque do pet também depende do estado da carteirinha de vacinação. No documento, é preciso estar todos os dados do tutor de maneira legível, informando nome, endereço e telefone.
Sorologia da Raiva para viajar com cachorro para os E.U.A
Até o dia 13/07/2021 esta não era uma etapa obrigatória para cachorros embarcarem para os Estados Unidos da América, porém com as mudanças nas regras esta é uma etapa indispensável.
A Sorologia da Raiva é uma exame que identifica se o animal possui anticorpos contra o vírus da Raiva e recomenda-se a realização entre 30 a 90 dias após a vacinação.
Um prazo menor ou maior do que este, pode gerar uma baixa quantidade de anticorpos e assim o animal não estará apto a embarcar.
Apenas alguns laboratórios no mundo estão credenciados no CDC americano para realizarem este exame:
https://www.cdc.gov/importation/bringing-an-animal-into-the-united-states/approved-labs.html
Quarentena para cachorro viajar para os E.U.A
Com as novas medidas adotadas pelo Governo Americano, o cachorro deverá cumprir uma quarentena de 45 dias, para somente depois conseguir dar entrada no CVI (Certificado Veterinário Internacional).
Esta quarentena é vida normal para o animal, ele poderá passear, tomar banho, interagir com outros animais, porém não poderá sair do Brasil neste período.
O inicio da quarentena é no dia da coleta da Sorologia da Raiva e a partir disso inicia-se a contagem de 45 dias para conseguir o restante da documentação.
Import Permit para cachorro viajar aos Estados Unidos
Outra exigência para entrada de cachorros do Brasil com destino aos E.U.A é o Import Permit.
Este deverá ser realizado com 8 semanas de antecedência da viagem para que o Governo autorize o embarque deste animal e esteja ciente do dia que o pet chegará em solo americano.
Aplique vermífugo e antipulgas
Uma exigência para viajar com cachorro para os EUA é a aplicação de vermífugo e antipulgas com 15 dias de antecedência ao voo.
No entanto, vale mencionar que não é qualquer remédio que funciona, então você e o veterinário responsável devem se atentar aos medicamentos escolhidos.
Assim, ter em mãos o nome, o laboratório e o princípio ativo para um eventual problema ou questionamento do Veterinário Oficial do governo americano.
Emita um atestado de saúde para o pet
A emissão de um atestado de saúde para o seu pet também é necessário e pode ser feito em até 5 dias antes da viagem. Ainda assim, muitos tutores erram nessa etapa por conta de um importante detalhe.
Não basta um médico veterinário emitir um atestado de saúde, ele precisa seguir o modelo padronizado pela Vigilância Agropecuária (Vigiagro), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O documento também pode ser encontrado neste link. Com isso, deve ser preenchido, carimbado pelo veterinário responsável e então entregue ao Ministério da Agricultura para emissão do Certificado Veterinário Internacional – CVI.
Peça o Certificado Veterinário Internacional
Por fim, o último documento necessário para viajar com cachorro para os EUA é o Certificado Veterinário Internacional (CVI).
A emissão pode ser realizada de forma online pelo tutor do pet, com no mínimo 5 dias de antecedência.
Essa antecedência é uma exigência feita pelos Estados Unidos. Para gatos, o certificado pode ser emitido com 10 dias de antecedência.
Para pedir o CVI, você deve clicar neste link, ir até o botão “iniciar” (canto médio esquerdo), efetuar o seu login com os dados da plataforma Gov.br e seguir o passo a passo.
Viajar com cachorro para os EUA é um procedimento simples?
Para viajar com cachorro para os EUA pode ficar muito mais fácil se você contar com as soluções pela PETFriendly Turismo.
Além de fazer ou orientar sobre a documentação necessária existe um Programa de Acompanhamento de Viagem.
Este é realizado juntamente com o tutor durante todos os passos, como escolha de companhia aérea adequada, rota, reserva do cachorro junto a passagem do tutor.
Acompanhamento online em tempo integral diretamente com veterinária especialista, procedimentos para embarque, imigração e desembarque, entre outros.
Os nossos especialistas têm como propósito que você faça uma viagem tranquila com os seus pets, evitando qualquer tipo de dor de cabeça.
Por isso, fale com um dos nossos especialistas e tenha certeza de que o seu sonho vai se realizar ao lado do seu companheiro.
Você deve estar logado para publicar um comentário.