O microchip em animais é imprescindível principalmente em viagens internacionais. De acordo com o país de destino que escolher para sua viagem com seu animal de estimação você deverá se atentar a regras de cada cidade, estado ou província.
A microchipagem dos animais de estimação pode ser realizada em qualquer fase da vida do pet, mesmo para aqueles que estão no Brasil e não tem planos de uma viagem para o exterior.
Já para aqueles que estão arrumando as malas, o microchip em animais é exigido para a maioria das viagens internacionais, como por exemplo para todos os países da Europa, Japão, África e Países Árabes, com antecedência do embarque.
O procedimento é super simples, realizado por médicos veterinários. O microchip fica localizado no subcutâneo dos animais (embaixo da pele), normalmente no dorso (“atrás do pescoço”) e não provoca alergias, dores ou efeitos colaterais.
Após este procedimento é necessário o cadastro dos dados dos animais de estimação. As informações principais para cadastro dos pets são: Nome do Tutor, Endereço e Telefone atualizados. A data de nascimento do animal e outras observações também podem ser adicionadas. O cadastro sempre é vinculado à um número do microchip.
Com viagem marcada ou somente para a segurança dos animais de estimação é sempre interessante cadastrar o pet no CCZ (Centro de Zoonoses) da cidade em que vive atualmente, seja no Brasil ou exterior. Estas informações são importantes em caso de perda ou desaparecimento do filhote.
Existem lugares como alguns estados dos Estados Unidos e Japão onde é obrigatório o cadastro do animal de estimação em órgãos governamentais tanto para a segurança do pet, por perdas, ou mesmo para o controle sanitário. Procurar informações na cidade onde vai morar com seu pet é a forma de deixar seu filhote regularizado também.
A microchipagem é o RG do seu animal de estimação e este número é válido em todo o mundo. Hoje em dia é a forma mais eficaz de identificar o pet. Vale a pena deixar seu melhor amigo registrado e cadastrado onde quer que você vá.
Você deve estar logado para publicar um comentário.