Viajar com animais para o Marrocos é um assunto complexo, pois exige muita atenção nos prazos das etapas sanitárias da viagem.
Além de toda documentação, você enfrenta a dificuldade da língua e a cultura/costumes completamente diferentes da Ocidental.
Assim, é recomendado uma boa pesquisa sobre o destino e a cultura local, para que você e seu animal tenham uma experiência incrível.
Então para você conseguir realizar a sua viagem sem nenhuma dor de cabeça, deve-se atentar a várias questões.
Se você quer saber mais sobre este assunto, continue lendo este artigo que a equipe PETFriendly Turismo preparou pra você.
Quais os primeiros passos para viajar com animais para o Marrocos?
O Marrocos possui algumas exigências e prazos quando o assunto é receber animais de estimação de outros países, como:
- Comprovante de identificação do animal (Microchip)
- Carteira de vacinação em dia (Vacinação da Raiva e “V10”)
- Sorologia da Raiva
- Atestado Veterinário de Saúde
- Certificado Veterinário Internacional – MAPA – VIGIAGRO – Brasil.
Bem como, a vacinação da raiva e da V10 devem ser aplicadas pelo menos 30 dias antes da viagem, caso seja aplicado com o prazo errado, o PET não conseguirá entrar no território Marroquino.
Ao contrário de outros países, o CVI para o Marrocos tem validade de apenas 3 dias, onde outras localidades são válidos por 10 dias.
Então, o prazo é uma exigência muito importante e que se não for seguido corretamente, o animal não poderá realizar a viagem.
Microchipagem de animais de estimação para viajar para o Marrocos
Do mesmo modo que vários países, a viagem com animais para o Marrocos também é necessário que o seu PET tenha um Microchip de identificação.
Este procedimento deve ser feito por um veterinário autorizado e é considerado relativamente simples.
É inserido um pequeno chip (tamanho de um grão de arroz) sob a pele do pet, onde ele funciona como um “CPF” do animal, contendo as principais informações dele e do seu tutor.
A marca do microchip escolhido deve estar dentro das exigências do ISO 11784 e 11785 para ser reconhecido mundialmente e aceito em qualquer veterinário oficial no exterior.
Vacinações necessárias para viajar com animais para Marrocos
Para que o PET consiga entrar no Marrocos, ele precisa ter a Vacinação da Raiva em dia.
Nem todas as vacinas são aceitas, por exemplo, as de campanhas de vacinação oferecidos pelas Prefeituras ou vacinas de marcas nacionais não são reconhecidas.
Portanto deve-se buscar um veterinário que forneça as vacinas importadas de acordo com as regras do Continente.
Atente-se ao prazo ideal para a aplicação desta vacina, para que a mesma não esteja vencida quando o animal for embarcar.
A vacina “V10” é uma das mais importantes para os cães hoje em dia e também é exigida para viagens com animais para o Marrocos.
Ela protege contra as principais doenças e deve ser aplicada a partir do 45º dia de vida do animal, sendo de 3 a 4 doses seguidas, com o intervalo de 21 a 30 dias. Depois deste procedimento inicial, a mesma deve aplicada 1x por ano.
Esta vacina protege contra 7 doenças: Cinomose, Parvovirose, Coronavirose, Adenovirose, Parainfluenza, Hepatite Infecciosa Canina e 4 tipos de Leptospirose.
Sorologia da Raiva
Este exame tem a função de verificar se a vacina da raiva aplicada gerou a quantidade de anticorpos necessária para o pet estar devidamente protegido.
Para realizar a Sorologia da Raiva, o sangue deve ser retirado pelo menos 31 dias depois que tiver ocorrido a aplicação da vacina da raiva.
O tutor deve buscar um laboratório que seja aceito e reconhecido pelo governo marroquino.
O resultado da Sorologia da Raiva deve ser maior que 0,5 Ul/ml, caso contrário não será aceito. Este exame tem validade de 1 ano, contando a partir da coleta da coleta da amostra.
Se isso acontecer, a vacina deve ser refeita, aguardar novamente os 31 dias e realizar um novo exame. A vacina da Raiva não pode ser refeita antes, pois pode trazer riscos a saúde do animal.
Atestado de Saúde Veterinário para viajar com animais para o Marrocos
Esse é um documento onde o veterinário atesta que o animal se encontra em perfeito estado de saúde e com as vacinações em dia, tornando-o apto a embarcar em um voo.
Recomendamos que você tenha um profissional de confiança, assim essa avaliação clínica terá validade e você ficará livre de “surpresas” indesejadas.
Certificado Veterinário Internacional
Também chamado de “CZI” (Certificado Zoossanitário Internacional) é o documento que garante o trânsito de animais dentro das regras sanitárias exigidas internacionalmente.
Esse documento é emitido pelo “MAPA” (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e possui validade de apenas 3 dias, após a sua emissão, diferente de outros países onde o prazo é de 10 dias.
Então, você deve se atentar muito as datas, para que não tenha que realizar uma nova emissão, gerando custos extras ou até mesmo ter o embarque do seu animal negado.
Companhias Aéreas e Formas de embarque com seu PET para o Marrocos
O Marrocos tem uma cultura completamente diferente do que a que estamos acostumados, e por isso animais de estimação não são aceitos como Assistentes Emocionais.
Não são todas as companhias aéreas que efetuam a transporte de animais de estimação para este destino, mas algumas realizam e tem serviços confiáveis como:
1) Emirates
3) TAP
Cada uma possui suas regras, exigências e valores e por isso o tutor deve planejar e pesquisar sobre a necessidade do seu PET para escolher a melhor opção.
Abaixo as três formas de realizar uma viagem de avião com destino ao Marrocos:
Animais na Cabine
Algumas companhias aéreas permitem o transporte de animais na cabine da aeronave, desde que sejam de pequeno porte e tenham no mínimo quatro meses de idade ou sejam cães guia.
Os cães e gatos devem viajar dentro de um kennel limpo e seguro sob o banco à sua frente.
Por isso, você deve consultar todas as empresas aéreas e verificar quais as regras específicas de cada uma.
Excesso de bagagem
Quando o peso total do cão ou gato mais o kennel ultrapassa o permitido pela companhia aérea, eles precisam viajar no porão da aeronave em que o seu tutor está.
Normalmente as companhias aéreas realizam o transporte de animais de até 45kg e exigem que a caixa tenha até 115 cm de altura e 300 cm lineares (soma de altura, largura e comprimento);
Além disso, elas devem ser feitas de plástico, metal ou madeira e a grade obrigatoriamente de metal, conforme especificações da International Air Transport Association (IATA).
Sempre consulte as regras das companhias aéreas ou a PETFriendly Turismo.
Carga Viva
Algumas companhias aéreas e algumas rotas específicas não permitem o embarque de animais viajando na cabine ou no porão da aeronave, assim portanto, exigem que eles sejam despachados como Carga Viva.
Cada companhia tem a sua regra, assim é necessário buscar todas as informações para que não haja nenhum problema no momento do embarque.
Chegada ao Marrocos com animais de estimação
Ao chegar na fronteira do Marrocos o animal será avaliado por um veterinário oficial para a liberação da entrada no país.
O tutor deve pagar uma taxa de 10 Dirhams por animal e assim conseguirá a permissão necessária. Este valor pode ser alterado pelo governo marroquino a qualquer momento.
Entrada no Marrocos via “FERRY” (Balsa)
Pela grande proximidade entre o extremo Sul da Espanha e o noroeste do continente africano no Marrocos, é possível efetuar a travessia de continentes via “ferry” (balsa).
Existem algumas opções para este modal de transporte e a frequência e duração de travessias em algumas rotas podem variar.
Sendo assim, é aconselhável fazer uma busca em tempo real para travessias de Espanha a Marrocos para obter a informação mais atualizada e verificar se aceitam animal de estimação.
Dificuldades de viajar com animais para o Marrocos
Os Árabes tem maior apreço por felinos do que os caninos. Isto se deve a algumas histórias e citações de Maomé adversas aos cães.
Desta maneira, os cachorros são vistos somente como animais de proteção ou caça, e não de estimação.
Isso não torna os cachorros proibidos no país e você conseguirá encontrar Pet Shops e locais para venda de rações e insumos para seu filhote, com mais facilidade nas principais cidades marroquinas.
Com isso, a procura por animais de “pedigree” para venda no território aumentou e nos relatos de alguns clientes foi informado sobre a questão do roubo de animais de raça.
Sendo assim, a atenção deve ser máxima em passeios ao ar livre para que nenhum revés ocorra com o PET.
Como tornar a viagem mais fácil?
Após conhecer todos os passos, trâmites e dificuldades para viajar com animais para o Marrocos, verifica-se a dificuldade do processo.
E todos os países passam por exigências semelhantes ou totalmente diferentes, e foi por isso que a Dra. Juliana Stephani, veterinária e fundadora da PETFriendly Turismo, se especializou em viagens PET.
Para fornecer a maneira mais confiável e segura de conseguir realizar a sua mudança, seja para qual continente você precisar ir.
Entre em contato com a nossa equipe de especialistas e deixe-nos ajudar com todos os passos da sua viagem.
PETFriendly Turismo, A ÚNICA OPÇÃO É DAR CERTO!
You must be logged in to post a comment.